segunda-feira, 21 de julho de 2014

Contrapropaganda: Energético LIGADÃO!


 
"24 horas é pouco!"
"Não consigo dar conta de tudo que tenho para fazer!"
"Não dá tempo nem para dormir!"

Sim, é isso que muitas vezes exclamamos quando não conseguimos dar conta de tantos compromissos e afazeres!

Agora imagine um energético que deixasse você realmente LIGADÃO?

Essa foi a nossa proposta ao criarmos uma contrapropaganda para a disciplina de Mídias e Educação, pensando na publicidade como uma pedagogia que associa produtos à características desejáveis para os sujeitos.

 

As contrapropagandas servem para tecer críticas, problematizar, satirizar, levar os sujeitos à reflexão, à uma análise crítica sobre as estratégias de endereçamento das publicidades.

Muitas vezes recorremos a pílulas, chás, complexos vitamínicos e energéticos que prometem um vigor até mesmo para quem está extremamente cansado. Mas nada substitui a boa noite de sono, o cuidado consigo mesmo, e a busca por formas menos artificiais para ter qualidade de vida.

Com esta contrapropaganda propomos pensar nas estratégias de endereçamento discutidas por Rosa Fischer (2003) (ver posts anteriores) que os publicitários deste tipo de produto - energético - usam para chegar a um público específico de trabalhadores, estudantes, pais e mães que estão sobrecarregados com seus diversos afazeres. Assista o vídeo e perceba como os diversos públicos são atingidos através da publicidade, com frases de efeito, bordões, sentimentos demonstrados a partir de expressões corporais e outras estratégias que você reconhecerá aqui.

 LIGADÃO, O ENERGÉTICO QUE NÃO TE DÁ APENAS ASAS, MAS TE TRANSFORMA NO URUBU INTEIRO!




O Ministério do Bom senso adverte: nada substitui uma boa noite de sono! 

Aproveite e veja as outras contrapropagandas construídas pelos alunos das disciplina! É só clicar na lista de blogs à direita!

Gostou? Então comente e compartilhe!



Késia Corrêa & Carolina Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário