segunda-feira, 21 de julho de 2014

On-line, Off-line



Durante algumas aulas realizamos um seminário com base nas 44 Cartas do mundo líquido moderno de Zigmunt Bauman. Nesta obra estão reunidos 44 textos escritos pelo autor de 2008 a 2009 para uma revista italiana voltada ao público feminino. Ele trata de temas contemporâneos em busca de significado nos atos simples do dia a dia, entre eles - iPod; Twitter; Facebook; Barack Obama; cartões de crédito e gripe suína.

Os seminários nos levaram a refletir sobre a construção das adolescências em correlação com as mídias digitais e os processos de comunicação, as mudanças de condições de vida, os diferentes pontos de vista, conflito de gerações com ganho de quantidade e perda de qualidade de vida, relações flexíveis.


Compartilhamos aqui nossa reflexão sobre o capítulo 4 do livro:

 Capítulo 4-  On-line, Off-line



Vivemos hoje em uma vida de contínuas emergências, os adolescentes perdem importantes dicas sociais, porque estão grudados em seus celulares, ipods, quando muitas vezes off-line, não conseguem olhar nos olhos (página 22).
Através desta leitura podemos refletir sobre as possibilidades que o mundo on-line oferece a simplicidade de remodelar a “identidade” quando surge necessidade, a quantidade de conexões sendo mais importante e não a qualidade, a vantagem de apagar depressa os vestígios.
 Também se pensar o quanto a internet é um exercício incessante da reinvenção para os adolescentes, a ausência de contradições e objetivos que rondam a vida off-line, enquanto on-line se cria uma multiplicidade infinita de possibilidades de contatos plausíveis e factíveis, porém vivendo em um mundo on-line, se perde a profundidade, a durabilidade das relações dos laços humanos.

Vídeo apresentado: https://www.youtube.com/watch?v=-6xGI63nXZg

REFERÊNCIA
ZIGMUNT, Bauman, 44 Cartas do mundo líquido moderno/ Tradução Vera Pereira.- Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

Késia Corrêa e Carolina Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário